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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas

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2.

ATUALIZAÇÃO DO PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE

CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS

Os Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana, doravante apenas

designados por SSGNR ou por Serviços Sociais, como estrutura

organizacional no quadro da administração indireta do Estado, estão

conscientes de que o reforço da eficácia no domínio da prevenção dos riscos

da corrupção e infrações conexas é fundamental para prevenir e reduzir

conflitos que prejudiquem a sua missão e visão estratégica, assim como a

relação entre a organização e os seus Beneficiários, nas diversas áreas em

que atua. Como tal, têm vindo a acolher as recomendações do CPC,

encetando procedimentos conducentes à adoção de medidas preventivas

transversais, que permitam eliminar e, ou, mitigar situações e circunstâncias

propiciadoras de comportamentos desviantes, tornando-os objeto de

acompanhamento e controlo, de forma a minimizar as consequências dos

riscos identificados.

Deste modo, os SSGNR estiveram na primeira linha de implementação do

preconizado na Recomendação de 1 de julho de 2009 do CPC, tendo sido o

seu Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas aprovado

pelo Conselho de Direção, a 12 de março de 2010.

Este Plano não impede a aplicação simultânea das regras de conduta

específicas de grupos profissionais, bem como as normas que integram a

Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (Lei n.º 35/2014 de 20 de

junho); o Estatuto dos Militares da GNR, aprovado pelo Decreto-Lei 30/2017

de 22 de março; o Regulamento de Disciplina da Guarda Nacional

Republicana (RDGNR),

aprovado pela Lei n.º 145/99 de 1 de setembro,

com

as alterações introduzidas pela Lei n.º 66/2014, de 28 de agosto; Código

Deontológico do Serviço Policial (Resolução do Conselho de Ministros n.º

37/2002, de 7 de fevereiro de 2002), e o Código de Ética dos SSGNR.

Ao longo dos últimos quatro anos têm vindo a ser desencadeadas as ações

tidas por necessárias junto dos responsáveis das diferentes unidades

orgânicas dos SSGNR, com o intuito de elaborar o relatório de monitorização

ao PPRCIC – com informação atualizada referente às novas atividades e

processos destes Serviços Sociais. O último relatório de monitorização

analisou e avaliou o grau de execução das medidas preventivas enunciadas

no Plano inicial, introduziu novas medidas de prevenção e propôs

ajustamentos e melhorias, tendo em conta a experiência entretanto

adquirida.

Os SSGNR pretendem aperfeiçoar continuamente os seus procedimentos,

investindo na transparência, objetivação e simplificação, promovendo maior

articulação entre as unidades orgânicas que os compõem, com vista à

prossecução da sua estratégia de prevenção de riscos de corrupção e

infrações conexas, fundamentada na defesa dos princípios e valores éticos

difundidos a todos os colaboradores da organização, assim como a gestão

orientada para os resultados, com o acompanhamento e superação de

objetivos, que se têm revelado fundamentais para a cultura de excelência