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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades de 2012

Página

1

ÍNDICE

I – NOTA INTRODUTÓRIA ........................................................................................................................................................3

1.

C

ARACTERIZAÇÃO DO

A

MBIENTE

I

NTERNO E

E

XTERNO

...........................................................................................................4

1.1. Ambiente Interno ...............................................................................................................................................................4 1.1.1. Missão ..................................................................................................................................................................... 4 1.1.2. Tipificação dos serviços prestados ..................................................................................................................... 5 1.1.3. Visão ........................................................................................................................................................................ 5 1.1.4. Valores..................................................................................................................................................................... 6 1.1.5. Quadro-Resumo ..................................................................................................................................................... 6 1.1.6. Composição e Articulação .................................................................................................................................... 7 1.2. Ambiente Externo ..............................................................................................................................................................8 1.2.1. Análise dos Stakeholders...................................................................................................................................... 8 1.3. Identificação dos principais clientes ...............................................................................................................................9 2. O BJETIVOS E E STRATÉGIAS DESENVOLVIDAS EM 2012: O RIENTAÇÕES G ERAIS E E SPECÍFICAS ..............................................10 II – AUTOAVALIAÇÃO.............................................................................................................................................................11 1. A NÁLISE DE R ESULTADOS A LCANÇADOS E OS D ESVIOS V ERIFICADOS DE A CORDO COM O QUAR..........................................11 1.1. Apresentação do QUAR 2012 – Avaliação Global do Grau de Cumprimento dos Objetivos ..................................11 1.1.1. Identificação dos Objetivos Estratégicos e Operacionais............................................................................... 11 1.1.2. Execução dos Objetivos, Resultados e Desvios .............................................................................................. 12 1.1.3. Análise do desempenho...................................................................................................................................... 18 1.1.3.1 Análise do grau de execução de utilização dos recursos humanos ................................................................ 18 1.1.3.2. Análise do grau de execução de utilização dos recursos financeiros .............................................................. 20 1.1.4. Análise dos Parâmetros de Avaliação ............................................................................................................... 20 1.1.4.1. Eficácia, Eficiência e Qualidade ....................................................................................................................... 20 1.1.4.2. Análise da Produtividade .................................................................................................................................. 22 1.1.4.3. Análise Custo-Eficácia ...................................................................................................................................... 23 1.1.5. Fatores condicionantes....................................................................................................................................... 25 1.1.6. Apreciação Qualitativa e Quantitativa dos Resultados Alcançados .............................................................. 25 2. R ESULTADOS DOS O BJETIVOS O PERACIONAIS TRAÇADOS NO P LANO A TIVIDADES 2012 ........................................................26 2.1. Objetivos Operacionais não relacionados diretamente com a Avaliação do Serviço..............................................26 2.2. Atividades Previstas no Plano de Atividades 2012......................................................................................................27 2.2.1. Ação Social e Mutualidade .................................................................................................................................. 27 2.2.2. Gestão de Infraestruturas.................................................................................................................................... 28 2.2.3. Gestão Interna ...................................................................................................................................................... 28 3. Q UESTIONÁRIO DE S ATISFAÇÃO PARA C OLABORADORES ......................................................................................................30 4. A VALIAÇÃO DO S ISTEMA DE C ONTROLO I NTERNO .................................................................................................................36 4.1. Ambiente de controlo .....................................................................................................................................................36 4.1.1. Valorização de valores éticos e de conduta...................................................................................................... 36 4.1.2. Incentivo ao desenvolvimento de boas práticas .............................................................................................. 36 4.1.3. Comunicação e alinhamento entre a alta direção e dirigentes das unidades orgânicas............................. 37 4.1.4. Controlo externo e constituição do órgão responsável pelo controlo da legalidade................................... 37 4.1.5. Estrutura organizacional ..................................................................................................................................... 37 4.1.5.1. Obediência ao diploma orgânico ...................................................................................................................... 37 4.1.5.2. Definição de Responsabilidades e Delegação de Competências .................................................................... 38 4.1.5.3. Sistema de Avaliação dos Colaboradores (Militares e Civis) ........................................................................... 38 4.1.5.4. Política de formação ......................................................................................................................................... 39 4.1.6. Atividades e Procedimentos de Controlo Administrativo................................................................................ 40 4.1.6.1. Regulamentação do diploma orgânico ............................................................................................................. 40 4.1.6.2. Sistema de Controlo Interno ............................................................................................................................. 40 4.1.6.3. Organização Interna ......................................................................................................................................... 40 4.1.7. Fiabilidade dos Sistemas de Informação........................................................................................................... 41 4.1.7.1. Integração de aplicações informáticas e existência de mecanismos que garantam a fiabilidade, oportunidade e utilidade dos outputs dos sistemas ....................................................................................................................................... 41 4.1.7.2. Utilização da Informação Produzida nos Processos de Decisão..................................................................... 42 4.1.7.3. Requisitos de Segurança de Acessos aos SI, dos computadores de rede e na troca de informação ............ 43 4.1.8. Participação .......................................................................................................................................................... 43 4.1.8.1 Audição e Participação na Avaliação ............................................................................................................... 43 4.1.9. Benchmarking....................................................................................................................................................... 43