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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2017

Página

65

2.1 A estrutura

organizacional estabelecida

obedece às regras definidas

legalmente?

X

A Estrutura Organizacional encontra-se de acordo com o estatuto dos SSGNR.

Por força da falta de recursos humanos, houve necessidade de reajustar os

colaboradores e consequentemente as competências (Gabinete de

Planeamento, de Obras e Apoio Social)

2.2 Qual a percentagem de

trabalhadores do serviço

avaliados de acordo com o

SIADAP 2 e 3?

X

O Mapa de Pessoal dos SSGNR integra diversos trabalhadores, nomeadamente

trabalhadores civis e militares. No que diz respeito ao pessoal civil a tempo

integral a percentagem de avaliação situou-se em 100%. no presente ano

também serão avaliados os colaboradores a tempo parcial. os colaboradores

militares possuem um sistema próprio de avaliação

2.3 Qual a percentagem de

trabalhadores do serviço que

frequentaram pelo menos uma

ação de formação?

X

Na totalidade de todos os trabalhadores, independentemente da categoria, a

percentagem foi de 55%

3

Atividades e procedimentos de controlo administrativo implementados no serviço;

3.1 Existem manuais de

procedimentos internos?

X

Os procedimentos internos são elaborados pelas unidades orgânicas que lhe

dizem respeito. Posteriormente são aprovados pelo Conselho Direção e

divulgados por todos os colaboradores que necessitem dos mesmos para

proceder à sua atividade

3.2 A competência para

autorização da despesa está

claramente definida e

formalizada?

X

A competência para autorizar a despesa está delegada e subdelegada. Existem

perfis na aplicação financeira que diferencia o nível de autorização de despesa

3.3 É elaborado anualmente um

plano de compras?

X

Tendo em conta o Plano Estratégico dos SSGNR, as propostas apresentadas

pelos Beneficiários e pelos colaboradores, anualmente é efetuado um plano de

necessidades e tendo em conta os recursos humanos, logísticos e financeiros,

as compras são definidas para satisfazer as necessidades que permitam exercer

a atividades dos SSGNR

3.4 Está implementado um

sistema de rotação de funções

entre trabalhadores?

X

Mediante competências dos trabalhadores e tendo em conta as necessidades

dos SSGNR, são estabelecidas novas funções aos trabalhadores, mesmo que

implique rotatividade

3.5 As responsabilidades

funcionais pelas diferentes

tarefas, conferências e

controlos estão claramente

definidas e formalizadas?

X

As competências estão definidas nos Estatutos dos SSGNR, bem como nas

delegações e subdelegações de competências aos diversos colaboradores. Para

se cumprir a missão, cada colaborador na sua área funcional determina as

tarefas, verificações e controlos. Em determinadas áreas, existem inclusive

perfis e passwords individuais, onde apenas o colaborador a quem foi cometida

a responsabilidade terá acesso

3.6 Há descrição dos fluxos

dos processos, centros de

responsabilidade por cada

etapa e dos padrões de

qualidade mínimos?

X

Cada procedimento interno existente tenta descrever os fluxos dos processos,

os centros de responsabilidade e atualização de forma a atingir a excelência

3.7 Os circuitos dos documentos

estão claramente definidos de

forma a evitar redundâncias?

X

Todos os documentos em formato papel dão entrada/saída dos SSGNR passam

pela SG, no sentido dos mesmos serem numerados, digitalizados e registados.

Posteriormente são analisados pelo Exmo. Vice-Presidente no sentido de

proceder ao seu despacho para as respetivas unidades orgânicas.

Posteriormente são rececionados pelos responsáveis e atribuídos ao

colaborador que tratará do assunto. Quanto aos

emails,

os mesmos são

numerados com a indicação da unidade orgânica. Existem regras de contato

(tipo de letra, tamanho, forma de tratamento dos

Stakeholders

, ….)

3.8 Existe um plano de gestão

de riscos de corrupção e

infrações conexas?

X

Sim, de acordo com as instruções do Tribunal de Contas, cuja última

atualização, em 31 de março de 2017, foi remetida ao Conselho de Prevenção

da Corrupção, á entidade Coordenadora e Secretaria Geral do MAI

3.9 O plano de gestão de riscos

de corrupção e infrações

conexas é executado e

monitorizado?

X

Sim, de acordo com as instruções do Tribunal de Contas, sendo a sua

divulgação feita junto de todos os trabalhadores, mediante publicação na

página eletrónica institucional na Internet, bem como na intranet e em Ordem

de Serviço

em cumprimento da Recomendação do CPC, de 07 de abril de

2010.

4

Fiabilidade dos sistemas de informação

4.1 Existem aplicações

informáticas de suporte ao

processamento de dados,

nomeadamente, nas áreas de

X

Na área da contabilidade SAP ERP, apoio à decisão SAP e Intranet SSGNR, na

gestão documental Intranet SSGNR, tesouraria Intranet GNR/SAP; na área da

mutualidade, gestão hoteleira e eventos, através da intranet dos SSGNR, na

área dos serviços farmacêuticos através da intranet dos SSGNR e da aplicação

Winphar

, na área dos recursos humanos através da intranet dos SSGNR