
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2017
Página
66
contabilidade, gestão
documental e tesouraria?
4.2 As diferentes aplicações
estão integradas permitindo
o cruzamento de informação?
X
A troca de informação entre a Intranet e aplicação de contabilidade é feita
através de tabelas de interface e "
webservices
"
4.3 Encontra-se instituído um
mecanismo que garanta a
fiabilidade, oportunidade e
utilidade dos outputs dos
sistemas?
X
Os mecanismos existentes são os próprios de cada aplicação, no entanto ainda
não foi criado um que integre todos os sistemas com capacidade para de forma
autónoma para repor todos os serviços
4.4 A informação extraída dos
sistemas de informação é
utilizada nos processos de
decisão?
X
São produzidos relatórios das diversas atividades nas diferentes plataformas
que servem de apoio à decisão
4.5 Estão instituídos
requisitos de segurança para
o acesso de terceiros a
informação ou ativos do serviço?
X
Os acessos têm dois níveis de segurança: o primeiro aquando do início da
sessão nas estações de trabalho e a segunda nas aplicações
4.6 A informação dos
computadores de rede está
devidamente salvaguardada
(existência de backups)?
X
A politica de backups passa por: backups máquinas virtuais, backups da base
de dados, backup das aplicações
4.7 A segurança na troca de
informações e software está
garantida?
X
A troca de informação entre as várias plataformas na rede interna circula em
VLAN´s distintas e o acesso do exterior utiliza um algoritmo de encriptação
Tabela 34 - Monitorização de Controlo Interno
5.4.3
ORGANIZAÇÃO INTERNA
Os SSGNR após a implementação de um novo sistema de gestão procederam às diligências necessárias
para levar a cabo a adaptação do mesmo às especificidades do serviço para que todo o conjunto alargado
de ferramentas possam ser exponencialmente otimizadas e rentabilizadas.
O recurso às novas tecnologias de informação e comunicação tem permitido aos SSGNR agilizar os seus
processos internos e garantir a sua transversalidade, através de uma aplicação criada internamente que
foi agora atualizada e adaptada à nova realidade.
Os SSGNR, desta forma, identificaram e adaptaram processos internos à realidade, atualizaram normas e
procedimentos, possibilitando a atualização e o acesso mais intuitivo à base de dados e uma melhor
medição da performance efetiva, assim como uma gestão mais rigorosa, proporcionando ganhos de
produtividade.