
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2017
Página
68
5.5.2
UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PRODUZIDA NOS PROCESSOS DE DECISÃO
O volume de informação produzida tem vindo a aumentar exponencialmente o que têm adaptado as
decisões tomadas, sendo um primordial recurso estratégico. Para acompanhar a crescente demanda estão
a ser feitas atualizações ao “hardware” que sustenta a solução para garantir uma fluidez na execução das
tarefas, redução do tempo dos processamentos internos e na produção de relatórios.
5.5.3
REQUISITOS DE SEGURANÇA DE ACESSOS AOS SI, DOS COMPUTADORES DE REDE E
NA TROCA DE INFORMAÇÃO
A segurança é hoje o ponto mais crítico a ter em conta por todos os sistemas de informação, e nesse
sentido os SSGNR têm vindo a adotar, não só com intervenções ao nível do fluxo da informação, como
também para a consciencialização dos colaboradores no que diz respeito à manipulação da informação
extraída do sistema integrado. Para além da validação do início das sessões no Sistema Operativo, e, por
conseguinte, no sistema, têm-se apostado no registo de atividade de cada colaborador nas ações tidas no
sistema integrado.
Apostando também neste último ponto pretende-se adotar um sistema de encriptação de todos os dados
armazenados no sistema de partilha.
No que concerne a acessos exteriores por parte dos colaboradores estes resumem-se a um grupo específico
de trabalhadores que pelas suas funções têm necessidade de este tipo de acesso que é feito através de
um túnel encriptado com certificados de 2048 bits. O acesso a área especifica por parte dos Beneficiários
titulares é feita por uma ligação web segura com certificado emitido por entidade certificadora autorizada.
5.6
PARTICIPAÇÃO
5.6.1
AUDIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA AVALIAÇÃO
Para a construção do presente Relatório de Atividades participaram todos os responsáveis das diferentes
unidades orgânicas dos SSGNR e foi feita uma reflexão entre as ações planeadas em sede de Plano de
Atividades e as ações executadas.
A autoavaliação do serviço envolveu a participação dos responsáveis por todas as unidades orgânicas dos
SSGNR, uma vez que os indicadores de desempenho foram construídos com base em informação produzida
pelas várias Repartições/Secções e Serviços, resumida e difundida pelos responsáveis das diversas áreas
de atuação dos Serviços. No final do ciclo de gestão, foi feita a auscultação aos clientes internos e externos
dos SGNR através de três questionários de satisfação, de caracter anónimo, tendo sido registadas algumas
sugestões de melhoria.
5.6.2
BENCHMARKING
A comparação dos desempenhos é um dos princípios que norteia o SIADAP. Esta avaliação faz-se através
de indicadores, que possibilitem o confronto no desempenho organizacional e operacional entre organismos
com a mesma índole. No caso dos SSGNR, pela especificidade e exclusividade do serviço prestado no