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Plano de Actividades – 2011

SSGNR

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longo prazo, o aumento da informalidade nas empresas, a crescente violência social fruto de maiores

desigualdades e a valorização do indivíduo e da sua qualidade de vida, entre outras.

Estes aspectos têm necessariamente que ser conhecidos, avaliados e acompanhados estrategica-

mente pelos respectivos gestores para que possam conduzir as suas organizações aos objectivos, permi-

tindo-lhes reagir, em tempo oportuno, aos obstáculos e às influências negativas ou positivas, corrigindo,

se necessário, o rumo traçado.

Neste contexto torna-se evidente que é essencial para a missão dos SSGNR, enquanto actor da

administração pública, a observação do seu ambiente externo, apoiada na análise e conhecimento dos

seus

stakeholders

(pessoas, organizações ou grupos que influenciam ou podem ser influenciados pela

organização e suas actividades). Assim sendo, e tendo em conta o ambiente em que se desenvolve a sua

actividade, é possível identificar como mais expressivos e relevantes, os seguintes:

Stakeholders

Características

Beneficiários

Titulares e extraordinários, contributivos dos SSGNR, são mais de 45.000, dos quais

um pouco mais de 24.000 são militares no activo. Se englobarmos as famílias, a tota-

lidade dos beneficiários ronda os 120.000. As suas expectativas prendem-se com um

apoio social de qualidade, equitativo e responsável.

Tutela

Evidencia-se na relação com os SSGNR enquanto entidade detentora da capacidade

de promover as alterações legislativas e as decisões políticas necessárias à viabilização

e prossecução dos objectivos do organismo.

Parceiros ou

Protocolados

Apresentam-se como todas as entidades com as quais existem protocolos com condi-

ções vantajosas para os beneficiários, nomeadamente nas vertentes do ramo automó-

vel, da banca e seguradoras, Universidades, telecomunicações, gasolineiras, centros de

apoio social e casas de repouso, actividades de saúde e bem-estar, viagens e turismo,

entre outras. Enquanto fornecedores existe uma proximidade forte sendo expectável

que estes colaborem activamente prestando serviços de máxima qualidade e de cria-

ção de valor para ambas as partes.

Outros

Apresentam-se como complementares e influenciadores do ambiente externo onde

os SSGNR se movem, numa relação solidária e profícua. De entre estes destacam-se

as entidades do Estado, tais como o Ministério da Administração Interna, a Direcção-

Geral do Tesouro, a Direcção-Geral do Orçamento (em especial a 2.ª Delegação), o

Ministério das Finanças, o Tribunal de Contas e o Instituto de Gestão de Crédito

Público, cuja acção concorre para a aplicação criteriosa dos recursos, em razão do

cabal cumprimento dos normativos e orientações delas imanadas.