Plano de Actividades – 2011
SSGNR
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longo prazo, o aumento da informalidade nas empresas, a crescente violência social fruto de maiores
desigualdades e a valorização do indivíduo e da sua qualidade de vida, entre outras.
Estes aspectos têm necessariamente que ser conhecidos, avaliados e acompanhados estrategica-
mente pelos respectivos gestores para que possam conduzir as suas organizações aos objectivos, permi-
tindo-lhes reagir, em tempo oportuno, aos obstáculos e às influências negativas ou positivas, corrigindo,
se necessário, o rumo traçado.
Neste contexto torna-se evidente que é essencial para a missão dos SSGNR, enquanto actor da
administração pública, a observação do seu ambiente externo, apoiada na análise e conhecimento dos
seus
stakeholders
(pessoas, organizações ou grupos que influenciam ou podem ser influenciados pela
organização e suas actividades). Assim sendo, e tendo em conta o ambiente em que se desenvolve a sua
actividade, é possível identificar como mais expressivos e relevantes, os seguintes:
Stakeholders
Características
Beneficiários
Titulares e extraordinários, contributivos dos SSGNR, são mais de 45.000, dos quais
um pouco mais de 24.000 são militares no activo. Se englobarmos as famílias, a tota-
lidade dos beneficiários ronda os 120.000. As suas expectativas prendem-se com um
apoio social de qualidade, equitativo e responsável.
Tutela
Evidencia-se na relação com os SSGNR enquanto entidade detentora da capacidade
de promover as alterações legislativas e as decisões políticas necessárias à viabilização
e prossecução dos objectivos do organismo.
Parceiros ou
Protocolados
Apresentam-se como todas as entidades com as quais existem protocolos com condi-
ções vantajosas para os beneficiários, nomeadamente nas vertentes do ramo automó-
vel, da banca e seguradoras, Universidades, telecomunicações, gasolineiras, centros de
apoio social e casas de repouso, actividades de saúde e bem-estar, viagens e turismo,
entre outras. Enquanto fornecedores existe uma proximidade forte sendo expectável
que estes colaborem activamente prestando serviços de máxima qualidade e de cria-
ção de valor para ambas as partes.
Outros
Apresentam-se como complementares e influenciadores do ambiente externo onde
os SSGNR se movem, numa relação solidária e profícua. De entre estes destacam-se
as entidades do Estado, tais como o Ministério da Administração Interna, a Direcção-
Geral do Tesouro, a Direcção-Geral do Orçamento (em especial a 2.ª Delegação), o
Ministério das Finanças, o Tribunal de Contas e o Instituto de Gestão de Crédito
Público, cuja acção concorre para a aplicação criteriosa dos recursos, em razão do
cabal cumprimento dos normativos e orientações delas imanadas.