
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Plano de atividades de 2018
42
nossos Beneficiários os SSGNR continuarão a prosseguir uma política de gestão financeira assente na
contenção inteligente da despesa, mas também, numa ótica de oportunidade, na captação de novas
fontes de financiamento, designadamente, as proporcionadas pelos fundos comunitários. Com a
aplicabilidade destas medidas, os SSGNR darão continuidade a uma política de eficiência e de
economia na gestão dos seus recursos financeiros, contribuindo desta forma, para a sustentabilidade
da sua situação financeira e, consequentemente, para uma melhor prestação dos serviços oferecidos
aos seus clientes
–
os Beneficiários.
OE
6
. Promover e reforçar a comunicação e a imagem institucional
Considerando a necessidade imperiosa de dar continuidade ao reforço da notoriedade e imagem dos
SSGNR, entende-se que deve ser adotado um conjunto de medidas consideradas por estes serviços
como de grande relevância para a promoção deste objetivo estratégico, tais como o aproveitamento
das novas ferramentas comunicacionais que, atualmente, e cada vez mais, se constituem como
Dzarmasdz críticas de comunicação interna e externa. Assim, a utilização de novos canais de
comunicação, como por exemplo a existência de uma conta institucional de
e o
desenvolvimento de um novo Portal do Beneficiário, este último, com toda a informação necessária
e devidamente estruturada, é encarado pelos SSGNR como indispensável para assegurar uma relação
mais eficaz e afetiva com os nossos beneficiários. Também devidamente enquadrado neste objetivo
estratégico, entende-se que deverá ser dada maior atenção à promoção das ações que, no seu
conjunto, tendam a reforçar os laços de cooperação institucional, seja com entidades congéneres
nacionais ou internacionais. Esta revalorização institucional, promoverá, sem dúvida, a incorporação
no seio da nossa organização de novas práticas e metodologias processuais e, nessa sequência,
alavancará a nossa imagem institucional. Também, conforme a estratégia definida para o próximo
triénio 2018-2020, ao longo do próximo ano, dar-se-á continuidade à promoção da cultura
organizacional, forte por natureza, continuando a publicar-se, mensalmente, a
newsletter
dos SSGNR,
bem como um boletim informativo interno, com periodicidade anual, para além das já regulares
comunicações informativas, todos contribuindo para estimular a interação e reforçar a coesão, quer
entre os trabalhadores (militares e civis), quer com os Beneficiários.
OE
7
. Aumentar a qualidade do serviço e o nível de satisfação dos beneficiários
O presente objetivo estratégico é traduzido pela maximização da eficácia do serviço prestado pelos
SSGNR, na medida em que todos os processos, procedimentos, ações e atividades quotidianamente
desenvolvidas têm como fim último a satisfação das necessidades, expectativas e anseios dos
beneficiários. Assegurar um leque cada vez mais alargado de serviços na área social, designadamente
de prestações no âmbito da proteção social, como a ação social, os esquemas sociais complementares,
a habitação social, a mutualidade, os protocolos que favorecem as condições de fornecimento e
pagamento junto dos prestadores de serviços e fornecedores de bens, as atividades desportivas,
culturais, de convívio e lazer, a ocupação de tempos livres, a venda de produtos farmacêuticos e
outros, é a prioridade operacional dos SSGNR, a par da permanente melhoria da qualidade destas
prestações.