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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Plano de Atividades de 2019

27

Aumento da esperança média de vida das

pessoas;

Crescente necessidade de eficiência dos serviços

públicos.

Intercâmbio,

alargamento

e

cooperação

estratégica com parceiros congéneres;

Partilha de experiências e informação no âmbito

da proteção social com as forças congéneres,

aumentando a qualidade de serviços prestados

aos beneficiários.

Limitação na diversificação da oferta de produtos e

serviços, face às regras legislativas, no âmbito

orçamental;

Constrangimentos orçamentais impostos a toda a

Administração Publica;

Resistência à mudança e inovação;

Pressão do Governo para retirar militares dos serviços

administrativos (Crise de identidade e declínio da

Cultura organizacional).

Tabela 7

SWOT dos SSGNR

A estratégia a adotar, na sequência desta análise, procura explorar oportunidades que tenham como

fatores críticos de sucesso aqueles em que a organização se encontra mais forte, relativamente aos quais

um bom desempenho é fundamental para o sucesso da atividade da organização e para a sua

sobrevivência.

5.3 D

EFINIÇÃO DE

V

ETORES

E

STRATÉGICOS

3

Da análise estratégica efetuada, resultou a identificação de três importantes vetores estratégicos, os quais

constituem as grandes linhas de orientação dos SSGNR. São eles:

5.3.1 E

FICÁCIA E QUALIDADE DE SERVIÇO

Este vetoƌ estƌatĠgiĐo ƌeveste‐se de

especial importância para qualquer organização, mais ainda para os

SSGNR, na medida em que o mesmo traduz o grau de sucesso no alcance dos objetivos definidos e a

qualidade do serviço prestado ao beneficiário-utente dos serviços. Nos termos da estratégia delineada,

os SSGNR pretendem apostar muito claramente no aumento da eficácia e qualidade percecionada pelo

serviço oferecido aos seus Beneficiários. Como exemplo dessa dessa aposta, sublinha-se o esforço de

dotar as infraestruturas existentes de melhores condições e, também, os muitos projetos em curso ou em

vias de concretização, dos quais, internamente, destacamos a intenção de proceder à autoavaliação dos

serviços, recorrendo à ferramenta CAF, com vista a promover um conjunto de práticas tendentes à

melhoria operacional dos serviços. Assim, e no âmbito deste vetor, os SSGNR darão continuidade a uma

prática já reiterada de cultura organizacional vocacionada para a melhoria contínua dos serviços. Acresce

referir que os SSGNR já iniciaram os trabalhos preparatórios de definição do processo tendente à

obtenção da certificação de qualidade, ao abrigo da norma ISO 9001:2015.

5.3.2 E

CONOMIA E EFICIÊNCIA OPERACIONAL

A escolha deste vetor consubstancia o reconhecimento, por parte dos SSGNR, de que a utilização dos

dinheiros públicos deverá obedecer a critérios de boa gestão, isto é, para além da preocupação de eficácia

3

De referir que estes três vetores encontram-se devidamente refletidos não apenas no presente Plano de Atividades,

mas também no Plano de 2018 e, futuramente no de 2020, bemo como nas respetivas propostas de orçamento.