
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Plano de Atividades de 2019
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Aumento da esperança média de vida das
pessoas;
Crescente necessidade de eficiência dos serviços
públicos.
Intercâmbio,
alargamento
e
cooperação
estratégica com parceiros congéneres;
Partilha de experiências e informação no âmbito
da proteção social com as forças congéneres,
aumentando a qualidade de serviços prestados
aos beneficiários.
Limitação na diversificação da oferta de produtos e
serviços, face às regras legislativas, no âmbito
orçamental;
Constrangimentos orçamentais impostos a toda a
Administração Publica;
Resistência à mudança e inovação;
Pressão do Governo para retirar militares dos serviços
administrativos (Crise de identidade e declínio da
Cultura organizacional).
Tabela 7
–
SWOT dos SSGNR
A estratégia a adotar, na sequência desta análise, procura explorar oportunidades que tenham como
fatores críticos de sucesso aqueles em que a organização se encontra mais forte, relativamente aos quais
um bom desempenho é fundamental para o sucesso da atividade da organização e para a sua
sobrevivência.
5.3 D
EFINIÇÃO DE
V
ETORES
E
STRATÉGICOS
3
Da análise estratégica efetuada, resultou a identificação de três importantes vetores estratégicos, os quais
constituem as grandes linhas de orientação dos SSGNR. São eles:
5.3.1 E
FICÁCIA E QUALIDADE DE SERVIÇO
Este vetoƌ estƌatĠgiĐo ƌeveste‐se de
especial importância para qualquer organização, mais ainda para os
SSGNR, na medida em que o mesmo traduz o grau de sucesso no alcance dos objetivos definidos e a
qualidade do serviço prestado ao beneficiário-utente dos serviços. Nos termos da estratégia delineada,
os SSGNR pretendem apostar muito claramente no aumento da eficácia e qualidade percecionada pelo
serviço oferecido aos seus Beneficiários. Como exemplo dessa dessa aposta, sublinha-se o esforço de
dotar as infraestruturas existentes de melhores condições e, também, os muitos projetos em curso ou em
vias de concretização, dos quais, internamente, destacamos a intenção de proceder à autoavaliação dos
serviços, recorrendo à ferramenta CAF, com vista a promover um conjunto de práticas tendentes à
melhoria operacional dos serviços. Assim, e no âmbito deste vetor, os SSGNR darão continuidade a uma
prática já reiterada de cultura organizacional vocacionada para a melhoria contínua dos serviços. Acresce
referir que os SSGNR já iniciaram os trabalhos preparatórios de definição do processo tendente à
obtenção da certificação de qualidade, ao abrigo da norma ISO 9001:2015.
5.3.2 E
CONOMIA E EFICIÊNCIA OPERACIONAL
A escolha deste vetor consubstancia o reconhecimento, por parte dos SSGNR, de que a utilização dos
dinheiros públicos deverá obedecer a critérios de boa gestão, isto é, para além da preocupação de eficácia
3
De referir que estes três vetores encontram-se devidamente refletidos não apenas no presente Plano de Atividades,
mas também no Plano de 2018 e, futuramente no de 2020, bemo como nas respetivas propostas de orçamento.