
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2018
Página
35
Os SSGNR, como sabido, dispõem de lares académicos em Lisboa (feminino (f) com 40 lugares e
masculino (m) com 18 lugares), Porto (38 f e 17 m), Coimbra (20 f e 8 m) e Évora (27 f e 32 m),
totalizando 200 lugares.
Nos dois últimos anos letivos, a procura de alojamento por parte dos estudantes registou um
forte aumento, especialmente nas cidades de Lisboa e Coimbra, tornando-se a principal
necessidade de apoio social aos nossos Beneficiários, de resto expressa pelo facto de, já em
2017, e na cidade de Lisboa, terem ficado por satisfazer cerca de 40 pedidos de alojamento,
enquanto em 2018 já se terem superado as vagas disponibilizadas em Lisboa (70) e em Coimbra
(20), enquanto no Porto e em Évora se regista um equilíbrio entre a oferta e a procura.
Numa outra perspetiva de uso social das habitações, os SSGNR passaram a disponibilizar de
“alojamentos de emergência”, ou seja, de c
asas destinadas a uso temporário, completamente
equipadas e disponíveis apenas para os Beneficiários que se encontrem em situações de
emergência, designadamente de doença grave e/ou outros problemas familiares ou pessoais que,
por maioria de razão, exijam uma intervenção social imediata.
Contudo, seja por razões de condicionamento limitado da capacidade de investimento dos SSGNR,
que como sabido, subsiste das contribuições e quotizações dos Beneficiários militares e civis, não
dispõe do conjunto necessário de casas reabilitadas que possam responder a todas as diferentes
solicitações de uso social das habitações, pelo que, o Conselho de Direção destes Serviços Sociais,
depois de avaliadas as necessidades mais prementes e dos respetivos retornos sociais, decidiu
dar prioridade ao alojamento para estudantes, uma vez que é a prestação de maior abrangência
e, consequentemente, de maior impacto positivo na vida familiar dos nossos Beneficiários, apesar
de, em modo semelhante, ainda que numa dimensão de pendor mais qualitativo e pontual, é
fundamental assegurar uma disponibilidade mínima de “alojamento de emergência”.
Foi, pois, de nosso entendimento que a meta definida em sede de QUAR para reformulado
objetivo n.º 1 “
Atribuir casas com função de natureza social (habitação familiar, residências para
estudantes e alojamento de emergência)”
se mantivesse no mesmo quantitativo inicialmente
estabelecido, ou seja, de 15 casas atribuídas.
6.3
COERÊNCIA ENTRE OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E OPERACIONAIS
No quadro seguinte apresenta-se o contributo dos objetivos operacionais relativamente aos
objetivos estratégicos definidos para o triénio 2018-2020, onde existem relações de
causa-efeito
pelo que, no quadro abaixo, se faz esse exercício de “alinhamento” do
s objetivos operacionais
com os objetivos estratégicos.
Contudo, e neste contexto, importa desde já fazer referência ao facto de todos os objetivos
operacionais terem relação direta e/ou indireta com todos os objetivos estratégicos, sendo que,
mesmo não podendo constituírem-se entre si numa relação singular e unidirecional, ainda assim