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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades de 2011

Página

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ÍNDICE

I – NOTA INTRODUTÓRIA ........................................................................................................................................................3

1. C ARACTERIZAÇÃO DO A MBIENTE I NTERNO E E XTERNO ...........................................................................................................4 1.1. Ambiente Interno ...............................................................................................................................................................4 1.1.1. Missão ..................................................................................................................................................................... 4 1.1.2. Tipificação dos serviços prestados ..................................................................................................................... 5 1.1.3. Visão........................................................................................................................................................................ 5 1.1.4. Valores..................................................................................................................................................................... 6 1.1.5. Quadro-Resumo ..................................................................................................................................................... 6 1.1.6. Composição e Articulação .................................................................................................................................... 7 1.2. Ambiente Externo ..............................................................................................................................................................8 1.2.1. Análise dos Stakeholders...................................................................................................................................... 8 1.3. Identificação dos principais clientes ...............................................................................................................................9 2. O BJETIVOS E E STRATÉGIAS DESENVOLVIDAS EM 2011: O RIENTAÇÕES G ERAIS E E SPECÍFICAS ..............................................10 II – AUTOAVALIAÇÃO.............................................................................................................................................................11 1. A NÁLISE DE R ESULTADOS A LCANÇADOS E OS D ESVIOS V ERIFICADOS DE A CORDO COM O QUAR..........................................11 1.1. Apresentação do QUAR 2011 – Avaliação Global do Grau de Cumprimento dos Objetivos ..................................11 1.1.1. Identificação dos Objetivos Estratégicos e Operacionais............................................................................... 11 1.1.2. Execução dos Objetivos, Resultados e Desvios .............................................................................................. 12 1.1.3. Análise do desempenho...................................................................................................................................... 17 1.1.3.1 Análise do grau de execução de utilização dos recursos humanos ................................................................ 17 1.1.3.2. Análise do grau de execução de utilização dos recursos financeiros .............................................................. 18 1.1.4. Análise dos Parâmetros de Avaliação ............................................................................................................... 19 1.1.4.1. Eficácia, Eficiência e Qualidade ....................................................................................................................... 19 1.1.4.2. Análise da Produtividade .................................................................................................................................. 21 1.1.4.3. Análise Custo-Eficácia ...................................................................................................................................... 22 1.1.5. Fatores condicionantes....................................................................................................................................... 23 1.1.6. Apreciação Qualitativa e Quantitativa dos Resultados Alcançados .............................................................. 23 2. Q UESTIONÁRIO DE S ATISFAÇÃO PARA C OLABORADORES ......................................................................................................25 3. A VALIAÇÃO DO S ISTEMA DE C ONTROLO I NTERNO .................................................................................................................31 3.1. Ambiente de controlo .....................................................................................................................................................31 3.1.1. Valorização de valores éticos e de conduta...................................................................................................... 31 3.1.2. Incentivo ao desenvolvimento de boas práticas .............................................................................................. 31 3.1.3. Comunicação e alinhamento entre a alta direção e dirigentes das unidades orgânicas ............................. 31 3.1.4. Controlo externo e constituição do órgão responsável pelo controlo da legalidade................................... 32 3.1.5. Estrutura organizacional ..................................................................................................................................... 32 3.1.5.1. Obediência ao diploma orgânico ...................................................................................................................... 32 3.1.5.2. Definição de Responsabilidades e Delegação de Competências .................................................................... 32 3.1.5.3. Sistema de Avaliação dos Colaboradores (Militares e Civis) ........................................................................... 33 3.1.5.4. Política de formação ......................................................................................................................................... 33 3.1.6. Atividades e Procedimentos de Controlo Administrativo................................................................................ 34 3.1.6.1. Regulamentação do diploma orgânico ............................................................................................................. 34 3.1.6.2. Sistema de Controlo Interno ............................................................................................................................. 35 3.1.6.3. Organização Interna ......................................................................................................................................... 35 3.1.7. Fiabilidade dos Sistemas de Informação........................................................................................................... 35 3.1.7.1. Integração de aplicações informáticas e existência de mecanismos que garantam a fiabilidade, oportunidade e utilidade dos outputs dos sistemas ....................................................................................................................................... 35 3.1.7.2. Utilização da Informação Produzida nos Processos de Decisão..................................................................... 36 3.1.7.3. Requisitos de Segurança de Acessos aos SI, dos computadores de rede e na troca de informação ............ 37 3.1.8. Participação .......................................................................................................................................................... 37 3.1.8.1 Audição e Participação na Avaliação ............................................................................................................... 37 3.1.9. Benchmarking....................................................................................................................................................... 37 3.1.10. Desenvolvimento de medidas para um reforço positivo do desempenho - Melhorias ................................ 38 4. A TIVIDADES D ESENVOLVIDAS , P REVISTAS E NÃO P REVISTAS NO P LANO E R ESULTADOS ALCANÇADOS ...................................39 4.1. Proteção e Ação Social ...................................................................................................................................................39 4.2. Mutualidade .....................................................................................................................................................................40 4.3. Fomento do Desporto e Recreio ....................................................................................................................................40 4.3.1. Colónias de Férias e Balneares Infantis ............................................................................................................ 41